Notícias

Marchinhas do Carnaval de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, são o destaque, neste mês, do projeto Ouvindo por Acaso, do Museu do Folclore de São José dos Campos que, em razão da pandemia da covid-19, vem sendo realizado de maneira virtual, assim como a maioria das suas outras atividades.

 

As músicas podem ser ouvidas pelo site do museu e fazem parte no CD De Bloco em Bloco (2003), que integra o acervo sonoro da biblioteca do museu. São elas: Bloco Juca Teles (1985), Bloco do Balacobaco (2002) e Bloco do Barbosa (1999).

 

Até fevereiro do ano passado, as músicas eram executadas, por meio de som mecânico, no lado externo do museu, localizado no Parque da Cidade, podendo ser ouvidas por visitantes da exposição e o público que estivesse passando pelo local. A proposta do projeto é executar músicas que representem o ciclo folclórico de cada época, como o Carnaval, neste mês de fevereiro.

 

“A intenção é que as pessoas possam não só ouvir, mas também viver uma experiência sonora sobre a cultura brasileira, que tem na música fortes raízes populares”, explica a folclorista do museu, Angela Savastano. Confira no site do museu mais informações sobre o projeto e o ciclo do Carnaval.

 

Foto: Jerry Rodrigues

 

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *