Mapa de Saberes e Fazeres

O Museu do Folclore de São José dos Campos promove em seu espaço, desde 1996, o Programa Museu Vivo. A atividade reúne detentores de saberes folclóricos para vivências e compartilhamento com o público. Nestes mais de 20 anos, centenas já participaram deste programa. Esta movimentação é resultado da aproximação e mobilização promovida pela pesquisa de campo que o museu empreende por meio do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), na região do Vale do Paraíba Paulista.

Nesta página, o leitor encontrará uma lista de mestres e fazedores (link abaixo) que participaram e vêm participando do programa ao longo dos últimos anos. Sua organização seguiu as nomeações e categorizações provenientes do conhecimento acumulado.

As influências desse conhecimento são, em grande parte, resultantes dos diálogos que seus pesquisadores cultivaram com o movimento folclorista e com as políticas públicas em torno do conceito de patrimônio imaterial.

Clique aqui para saber quem são os fazedores e seus saberes.

Quer saber mais?

Para obter mais dados sobre algum mestre ou fazedor do Mapa de Saberes e Fazeres, imprima (em modo retrato) o requerimento disponível neste link, preencha os dados e assine. Depois, digitalize o documento e envie para o Museu do Folclore pelo e-mail: contato@museudofolclore.org. Assim que recebermos a solicitação, entraremos em contato.

No caso de dúvidas, ligue para (12) 3924-7318 / (12) 3924-7354 ou envie um e-mail para contato@museudofolclore.org