A Latécoère do Brasil, localizada em Jacareí (SP), no Vale do Paraíba, é a primeira empresa a contribuir financeiramente com a elaboração do projeto arquitetônico que visa o restauro das edificações do Museu do Folclore de São José dos Campos, que compreendem a área expositiva, o setor administrativo, a biblioteca e a brinquedoteca. O custo do projeto é de quase R$ 200 mil.

A colaboração da empresa, de R$ 45.000, foi viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que permite a destinação de parte do imposto de renda devido a projetos culturais – tanto de pessoas físicas (até 6%) como jurídicas (até 4% para empresas com lucro real). O prazo para a captação de novos patrocínios termina em dezembro deste ano.

João Miyazawa, diretor geral da empresa

O diretor geral da empresa, João Miyazawa, explica porque a Latécoère apoia o projeto do Museu do Folclore. “Acreditamos na transformação social por meio da cultura e desde 2017 apoiamos diversos projetos culturais na região e na Grande São Paulo”.

Com mais de 100 anos de experiência na indústria aeronáutica, a Latécoère é uma multinacional de origem francesa, presente no Brasil desde 2004. A empresa fornece soluções integradas para aero estruturas e sistemas de interconexão. Seu principal cliente é a Embraer.

Contrapartidas

As cotas de destinação do IR, para este projeto, variam de R$ 50.000 a R$ 200.000 para pessoas jurídicas e de R$ 50,00 a R$ 1.000 para pessoas físicas. O patrocínio da Latècoère garantiu à empresa uma série de contrapartidas, que estão sendo viabilizadas pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular) e Museu do Folclore.

Também está previsto na proposta aprovada a realização de uma palestra para educadores da rede pública e privada de ensino, sobre o tema ‘folclore em sala de aula’, que ficará a cargo do CECP e do Museu do Folclore. A data deste encontro ainda não foi definida.

Confira aqui mais informações

Gestão

O CECP, a quem foi concedido o benefício da lei, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 22 de agosto de 1998, responsável pela gestão do Museu do Folclore. O espaço é um equipamento da Fundação Cultural Cassiano Ricardo instalado desde 1997 no Parque da Cidade, em Santana, região norte.