Inscrições para o Mês do Folclore 2015 devem ser feitas de 3 a 7 de agosto

Compartilhe:

O Museu do Folclore de São José dos Campos inicia segunda-feira (3) as inscrições para a programação do Mês do Folclore 2015, que neste ano acontece de 18 de agosto a 11 de setembro, tendo como tema ‘A arte das figureiras do Vale do Paraíba’. Podem participar alunos de educação infantil e ensino fundamental de escolas públicas e particulares. As inscrições terminam na sexta-feira (7) e devem ser feitas pelo telefone 3924-7354.

As atividades serão realizadas de manhã e à tarde, entre 9h e 17h. Os alunos vão conhecer os trabalhos das figureiras por meio de vídeo, da exposição de longa duração do museu e de uma exposição temporária que será montada em homenagem à Maria Benedita dos Santos (conhecida como ‘Lili Figureira’), falecida em junho. Durante a visita os estudantes ainda poderão ver figureiras produzindo algumas peças.

O Museu do Folclore também quer aproveitar a internet para difundir ainda mais a cultura popular nas escolas. Os alunos poderão tirar fotos e gravar vídeos para postar na página do Museu do Folclore no Facebook; e os professores serão convidados a desenvolver ações pedagógicas sobre cultura popular com seus alunos e divulgar o relato das experiências no site do Museu do Folclore.

Tema será estendido

O tema deste ano será estendido para os próximos meses, para que mais escolas possam ter oportunidade de conhecer e vivenciar o trabalho das figureiras do Vale do Paraíba. A exposição temporária que será montada em homenagem à Dona ‘Lili Figureira’ e o vídeo mostrando o trabalho das figureiras continuarão a fazer parte do roteiro de visitas no segundo semestre.

A realização do Mês do Folclore 2015 é da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Prefeitura Municipal, com organização do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação social sem fins lucrativos, responsável pela gestão do Museu do Folclore de São José dos Campos.

Foto: Ciete Silvério/FCCR

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo