Inscrição para oficina de modelagem sobre a Paulistinha termina hoje (14)

O Museu do Folclore de São José dos Campos recebe até hoje (14) inscrições para uma oficina de modelagem sobre a Paulistinha – arte religiosa popular do Vale do Paraíba no século XIX –, que será realizada sábado (16), a partir das 15h, pelo figureiro e artista plástico Magela Borbagatto. A atividade acontecerá nas dependências do museu. Os interessados devem encaminhar carta de interesse para o e-mail contato@museudofolclore.org ou se inscrever aqui pelo site do museu.

Em palestra realizada ontem à noite no auditório do Museu Municipal de São José dos Campos, Magela comparou a Paulistinha à arte em barro feita em Estremoz, Portugal, desde o século XVII. Ele enfatizou que há muitas evidências que levam a crer que a Paulistinha sofreu uma influência direta desta arte em barro portuguesa, inclusive na arte figureira que ainda se faz aqui no Vale do Paraíba.

Perfil

A especialidade de Magela Borbagatto é cerâmica figurativa crua ou queimada. Ele atuou como artista plástico autodidata em vários setores públicos e privados. Possui um ateliê em Jacareí há 22 anos, onde já ministrou aulas e cursos. Atua em oficinas públicas e projetos de arte. Participou de salões em diversas cidades, tendo sido premiado algumas vezes. Magela também foi responsável pela montagem do presépio do Museu do Folclore no ano passado.

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes, 100, Santana. Informações: 3924-7318.