Pedro Adão Paulino, ou simplesmente Seu Pedro, como era chamado. Se estivesse à paisana, talvez não o conhecessem, mas fantasiado de palhaço ou marungo, da Folia de Reis Irmandade de Santos Reis, de São José dos Campos, era impossível não reconhecê-lo. Sua presença no Museu do Folclore, sempre neste época do ano, quando da realização da Chegada das Bandeiras, era uma beleza à parte entre tantos outros marungos das outras folias.

Paciente e atencioso, Seu Pedro não se importava de fazer pose para as muitas fotos que tiravam dele no dia de festa. Para ele, estar entre os devotos de Santos Reis e poder se despedir do presépio do Museu do Folclore, era o que queria fazer todos os anos, no final de janeiro, no encerramento do Ciclo de Natal.

Mineiro de Caxambu, Seu Pedro contou sua história no primeiro capítulo do livro ‘O Saber e o Fazer no Museu do Folclore II’, 23º volume da Coleção Cadernos de Folclore, lançado em 2013. Esbanjou simplicidade e sabedoria.

“Você sabe o significado do palhaço na Folia de Reis? Vou te contar. Quando José e Maria estavam fugindo de Herodes, para ele não alcançar, então, surgiu essa ideia em três rapazes: vestir aquela roupa toda fantasiada e começar a pular, fazendo graça, ali na frente de Herodes. Como ele nunca tinha visto aquilo ali, ficava entretido e nisso José e Maria esticavam”.

Neste ano, em razão da pandemia da Covid-19, a Chegada das Bandeiras não foi realizada. No seu lugar, o Museu do Folclore lançou um documentário sobre as Folias de Reis da região. Nele está Seu Pedro, que agora segue apenas nas imagens do vídeo e nas lembranças das pessoas. Na última segunda-feira (25) ele nos deixou!

Confira nos links abaixo a história do Seu Pedro:

23º volume/2013 – FCCR e Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP)

O Saber e o Fazer no Museu do Folclore II – Fábio Martins Bueno e Maria Siqueira Santos (E-Book)

O Saber e o Fazer no Museu do Folclore II – Fábio Martins Bueno e Maria Siqueira Santos (PDF)

Fotos: Paulo Amaral e Chico Abelha