O Museu do Folclore de São José dos Campos finalizará o Ciclo de Natal no final deste mês, com o fechamento do presépio, que ficará aberto até sexta-feira (29), quando poderá ser visto pelo público, entre 9h e 14h. Neste ano, a montagem ficou por conta da mineira Ana Rosa dos Santos, 73 anos, nascida em Sapucaí Mirim.

Por conta da pandemia da Covid-19, o presépio foi aberto de maneira virtual, no dia 12 de dezembro e, desde então, ele foi visto por muitos frequentadores do Parque da Cidade, onde é montado anualmente, sempre no início de dezembro, por alguém da comunidade.

Ana Rosa fez a montagem do presépio

E para quem não poderá ver o trabalho realizado por Ana Rosa, a sugestão é conferir uma das 30 fotos feitas pelo músico Éder Ferreira Duarte, 68 anos, e cedidas ao Museu do Folclore. Éder trabalhou quase 40 anos como músico profissional e, atualmente, é coordenador de Educação para a Cidadania Global no Colégio Eccos, em São José dos Campos.

Éder Duarte também foi diretor cultural da Fundação Cultural Cassiano Ricardo nos anos de 1989 e 1990. Ainda na Fundação Cultural, foi coordenador da Comissão de Música por diversas vezes e também diretor musical de espetáculos do Grupo Piraquara e do Grupo Teatro da Cidade.

Confira no link a seguir as fotos do presépio, de autoria de Éder Duarte.