A estrela que move o Vale

Com a tentativa de manter vivo e pulsante o papel do Museu do Folclore no Ciclo de Natal, a exposição ‘A Estrela que move o Vale’ celebra a tradicional Chegada das Bandeiras, que ocorre anualmente no museu. Sob o olhar do fotógrafo Paulo Amaral, a mostra reúne importantes registros, de diferentes anos, sobre o encontro das Folias de Reis da região. Saiba mais.

 

Território de Sonhos e Lembranças

Nesta exposição você conhecerá os bordados de Dona Thereza, feitos com agulha e linha, e os pontos xizinho, rendinha e cheio, fruto da sabedoria caipira. Sua mensagem vibra por meio de cores, personagens e cenas fantásticas, em pontos tão perfeitos que quase enganam nosso olhar. Encontre a beleza e os símbolos que se escondem na aparente simplicidade da sua arte. Saiba mais.

 

O Ciclo da Vida

Uma reflexão sobre as etapas da vida humana, por meio da arte das figureiras do Vale do Paraíba, Dona Eugênia e Dona Lili. A mostra O Ciclo da Vida é dedicada a todos os que foram vitimados pela Covid-19 em 2020, que não puderem completar, naturalmente, seus próprios ciclos de vida. Saiba mais.