À Espera do Sagrado

Pensando na grande chegada, todos recriam, reinventam e traduzem os momentos que nos mantêm À Espera do Sagrado. A nova exposição temporária tem 10 presépios feitos de crochê, palha, arame, cerâmica, papel, barro e gesso e outras matérias primas. Um deles do próprio acervo do museu e os demais cedidos por seus autores ou proprietários.

Data:
Temporária

Horário:
Terça a sexta, 9h às 17h

Sábado e domingo, 9h às 17h

Compartilhe:

Pensando no ciclo de Natal, esta exposição temporária é formada por presépios de diferentes autores, construídos em momentos distintos. A curadoria é da museóloga Mariana Boujad.

Por meio de diversos tipos e materiais, a fé deu forma, desenhou, esculpiu e modelou as figuras sacras que contam a história da noite da chegada de Cristo.

O nascimento do filho de Deus, na manjedoura, simboliza a simplicidade, refletindo preceitos do catolicismo.

As tradições religiosas são parte significativa das expressões culturais de um povo, refletindo valores, crenças e formas de vivenciar o mundo ao longo das gerações.

A montagem dos presépios conta a história dos dias que antecedem o Natal, por meio de diferentes cenários.

Ao lado da Sagrada Família pode haver figuras tradicionais como os reis magos, a estrela, o anjo, animais domésticos e selvagens, dentre outros diversos elementos que permeiam o imaginário dos devotos e recriam a Belém onírica de cada presepeiro.

Fotos: Tatiana Gadelha

Voltar ao topo