Coleção Cadernos de Folclore pode ser acessada pela internet a partir de agora

Compartilhe:

Os 24 volumes da Coleção Cadernos de Folclore, publicados nos últimos 30 anos pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), passaram a ser disponibilizados também pela internet. As publicações impressas continuam à disposição de interessados, para leitura, pesquisa ou empréstimo, na biblioteca do Museu do Folclore de São José dos Campos.

O acesso via internet está disponível pelo blog do CECP e site do Museu do Folclore, nos formatos e-book e PDF.

A Coleção Cadernos de Folclore é um dos projetos desenvolvidos pelo Museu do Folclore, que visa divulgar e informar resultados de pesquisas científicas ou relatos de experiências a respeito da cultura popular. O trabalho também objetiva uma melhor compreensão e valorização do homem na sua realidade social; estimula consultas, reflexões e novas pesquisas na área da cultura popular.

O primeiro volume, ‘Azeite de Mamona’, de autoria dos folcloristas Toninho Macedo e Angela Savastano, foi publicado em 1986. Até 1998 as publicações foram feitas pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Comissão Municipal de Folclore. A partir de 1999, a coleção passou a ser publicada em parceria com o CECP, organização da sociedade civil responsável pela gestão do Museu do Folclore.

Neste período, 21 pesquisadores e estudiosos contribuíram com o resultado dos seus trabalhos. Além dos autores já citados, também fazem parte da coleção nomes como Américo Pellegrini Filho, Alberto T. Ikeda, Ricardo Gomes Lima, Carlos Rodrigues Brandão, J. Gerardo M. Guimarães, Cáscia Frade e Francisco Pereira da Silva (mais conhecido como Chico Triste).

Museu do Folclore de SJC

Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7318

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo