Bioconstrutor Biskui é atração do primeiro Museu Vivo do ano

O Museu do Folclore de São José dos Campos retoma, neste domingo (13), a partir das 14h, os encontros do Museu Vivo, projeto que destaca o saber e o fazer de representantes da cultura popular local e regional. O convidado, mais uma vez, é o bioconstrutor José Donizetti Costa, mais conhecido como Biskui.

O fazedor volta ao Museu Vivo para finalizar a construção de uma parede de pau a pique, erguida por ele em novembro de 2021, na última edição do ano. Naquela oportunidade, Biskui contou com a ajuda do público que, literalmente, colocou as mãos e os pés na massa.

“É importante esta interação com as pessoas, para que elas possam vivenciar e entender esta sabedoria popular”, destaca Biskui. A atividade é realizada na área externa do Museu do Folclore e pode ser acompanhada bem de perto.

“Vou fazer uma massa de reboco para dar acabamento na parede, utilizando barro, cal virgem e areia. Isto dará mais firmeza e durabilidade à construção, diante da ação do sol e da chuva”, explica Biskui, que novamente espera contar com a participação do público.

Perfil

A sabedoria de José Donizetti Costa, 58 anos, vem da zona rural de São José dos Campos, onde ele nasceu, cresceu e teve contato com as técnicas tradicionais de construção. Hoje, aos 58 anos, ele alia o seu saber às novas técnicas de bioconstrução, mais ecológicas e econômicas.

A técnica do pau-a-pique, em particular, consiste na construção de uma estrutura de bambu na qual é colocada o barro comum, que depois de seco é coberto por uma camada de barro branco (tabatinga) para fazer o acabamento, podendo ou não passar cal para finalizar.

Projeto e gestão

O Museu Vivo é realizado duas vezes por mês, sempre aos domingos à tarde (14h às 17h). Neste ano, estão previstas 22 edições, de fevereiro a agosto. No ano passado foram realizadas 14 edições (algumas virtuais, por conta da pandemia), de maio a novembro, envolvendo 17 fazedores.

O Museu do Folclore é um espaço da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)